á muito tempo, o porteiro era o primeiro a se levantar para destrancar todas as portas e portões da propriedade.
Gradualmente, suas tarefas foram se desmembrando e quando o proprietário desejava saber sobre o que estava acontecendo nos seus domínios, ele sempre perguntava ao porteiro. Afinal, o porteiro sabia sobre tudo e todos que estavam saindo e chegando na propriedade. Ele sabia quem havia chegado com quem, quando e porque e quem havia saído com quem, quando e por que. Torna-se desnecessário dizer que a posição do porteiro envolvia vários aspectos do fluxo de informações dentro da propriedade fazendo com que o porteiro virasse uma posição de destaque dentro dos negócios para os donos, empregados e visitantes.
Hoje em dia, a posição do porteiro ainda é usada como fonte de informação, apesar de hoje não precisarem mais trancar e abrir a propriedade como faziam antigamente.
Agora eles são conhecidos como concierges, eles podem trabalhar em prédios públicos, em companhias aéreas, em hotéis ou mais recentemente, como benefícios de cartão de crédito. O trabalho deles é aconselhar e orientar com atenção todas as possibilidades dentro da propriedade a qual está sob sua responsabilidade.
A palavra concierge é por definição não muito bem explicada. Uma das fontes afirma que a palavra vem da expressão latina 'con servus', significando escravo camarada, outra derivação seria 'con serviens', que significa servir.
Aparentemente, os franceses tomaram alguma coisa destas palavras latinas, fazendo a nova "conciergerie". Outra famosa fonte diz que no século XII foi dado a um funcionário de um castelo o título de "Comte des Cierges" ou Conde das Velas, sendo que mais tarde o mesmo título foi utilizado para vários funcionários de casas baronais e reais.
Século XX, a moderna indústria das viagens. Os hóspedes dependiam dos funcionários do hotel para assistência turística e outros serviços durante suas estadas, devido à isso, hotéis por toda a Europa começaram a criar cargos de concierge para cuidar de seus hóspedes. Em 1929, a Fundação do Les Clefs d'Or, fundada por Ferdinand Gillet.
À partir da década de 70, o cargo de Concierge emergiu nos Estados Unidos, apesar de chefes de mensageiros e funcionários da recepção já desempenharem as mesmas funções há muitos anos. Em alguns hotéis, terminais com telas de toque complementaram ou até mesmo substituíram o serviço de Concierge. Esses terminais fornecem informações sobre restaurantes, compras, passeios turísticos pela cidade e serviços. E finalmente houve a terceirização do Serviço.
Hoje em dia, com o mercado de luxo, o serviço de concierge é o grande diferencial entre um estabelecimento e outro de mesma categoria. Como na Idade Média, os concierges ainda são os que portam as chaves, mas hoje portam as chaves de acesso ao entretenimento, conforto e exclusividade.
El origen del conserje



